Livro: Depois Daquela Viagem

agosto 10, 2014


Autor(a): Valéria Piassa Polizzi  Editora: Ática Compre aqui

 "No tom colonial próprio dos jovens, Valéria relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, na dúvida entre "ficar" ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, "transei sem camisinha"."
Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje vou contar de um livro que eu gostei tanto que cheguei a fazer um trabalho escolar sobre ele quando eu estava no ensino médio: Depois Daquela Viagem <3

O livro é narrado pela própria autora em primeira pessoa e conta a sua história desde que ela tinha 16 anos (quando contraiu AIDS) até seus 23 anos (quando ela escreve o livro). Acompanhamos Valéria pelos acontecimentos da sua vida que incluem como ela ficou doente, quando ela descobriu, o tempo que ela morou fora do país (EUA) e o preconceito que ela sofria.

Valéria ficou doente no início dos anos 90 e a única coisa que ela ouvia dos médicos é que iria morrer. Quando ela foi morar no exterior para estudar, ela acabou descobrindo mais sobre o vírus, conhecendo novas culturas, convivendo com pessoas de vários lugares do mundo e isso muda a sua visão sobre a doença.

"Às vezes, acontecem coisas na vida da gente que nos fazem desacreditar de tudo. Desacreditar da própria vida, do amor e dos seres humanos. Mas é pra isso que existem os anjos, pra nos fazerem reacreditar em tudo e continuar vivendo."

Além  da doença, a história aborda dilemas comuns da vida dos jovens (vida profissional, romances, vestibular, família, etc) mostrando assim que a Valéria é gente como a gente rs
Eu adorei o livro por ele ser um daqueles livros que te diverte, mas te dá uma lição sabe? Te faz refletir. Sem contar que o tempo todo eu tive aquela impressão de que conhecia a personagem, acredito que pelo fato de ela escrever de um jeito tão descontraído... Simplesmente conversando com os leitores. Acho que é isso que torna o livro tão especial.

Recomendo ele para todo mundo, especialmente para quem tem 15, 16 anos.
Espero muito que vocês leiam.
Beijos.

Talvez você também goste...

9 comentários

  1. Ótima resenha!!!
    Eu adorei esse livro, além da história ser ótima, ela nos passa uma bela lição.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito muito ler, esta na minha lista a um tempo já só que a lista esta grande
    Um beijo, te espero no blog
    Blog livros com café SUPER SORTEIO

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha... Me deu vontade de ler.
    Beijooo...

    Segue meu blog para vc seguir tbm... :)

    http://minhavidameumundoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro no ensino médio. O livro ser narrado pela própria autora foi ótimo, a sensação que eu tive foi que estava conversando com uma velha amiga.

    http://tire-medotedio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flávia! Tudo bem?
    Já vi muita gente elogiando esse livro e fico realmente chateada por não ter conferido ainda essa trama :/ A história/relato parece ser algo bem impactante, mas ao mesmo tempo simples e acho ótimo ter livros assim direcionados ao público jovem, principalmente considerando como a AIDS está presente cada vez mais nessa faixa etária. Fiquei ainda mais curiosa depois da sua resenha e espero conferir o "Depois Daquela Viagem" logo, logo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Flávia, tudo bem?
    Não conhecia esse! E a autora conta a própria história, que legal. Fiquei curiosa, tbm gosto de livros que divertem, mas tem uma lição pra dar tbm ;)
    Adorei a resenha!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    // esse mês tem Foto do Leitor com o tema: Paisagem! envie sua foto até 20/11 //

    ResponderExcluir

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *